Blog

Mudança no horário de verão pode afetar o envio de NFe/NFCe. Fique atento!

Como uma forma de reduzir o consumo de energia elétrica, o governo brasileiro promove todo ano uma mudança no horário de alguns estados da federação, para que haja um maior aproveitamento da luz natural. O problema é que, uma mudança  relativamente simples, pode impactar diretamente no faturamento das empresas, caso as mesmas não se atentem para alguns detalhes.

O horário de verão como é chamado, será aplicado por decreto nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, desta forma os estados afetados serão: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo .

A mudança deverá ocorrer exatamente as 00:00 hs da virada do dia 17 para o dia 18 de outubro deste ano, quando os relógios deverão ser adiantados em 1 hora.

No caso dos softwares emissores de documentos fiscais eletrônicos ( NF-e , NFC -e, CT-e e MDF-e ) a mudança também deve ser realizada, pois os webservices da Sefaz também deverão proceder tal mudança no momento citado acima. Caso contrário poderão ocorrer as seguintes rejeições:

Outro ponto onde podem ocorrer falhas são nos métodos de registro dos eventos agregados a estes documentos eletrônicos, como é o caso da Carta de Correção Eletrônica e Cancelamento por Evento.